Suicídio- Meu grito de socorro parte 1

“Eu me machuquei hoje

Para ver se eu ainda sinto

Eu me concentro na dor

A única coisa que é real…”

Hurt- Johnny Cash

 

 

Boa tarde, meus queridos leitores! Como estão? Espero que estejam bem, porque muitas pessoas nesse exato momento não estão, mas respondem que sim, só para esconder sua dor e não ter que explicar. Já que muitas vezes tentou e foi ignorado, ou julgado. Enfim.

“Lisa, mas que papo estranho é esse? Cadê os livros?” É o que vocês devem estar se perguntando. Calma que eu chego lá.

Hoje o assunto do meu artigo é um assunto que necessita ser levado muito a sério; O SUICÍDIO.  Esse é um assunto que muito me interessa, então vou indicar alguns livros que li a respeito. O primeiro deles será Veronika decide morrer, do escritor Paulo Coelho.

 

veronika

 

Esse livro li na época de escola, e trata-se da história de uma jovem que não vê sentido na vida e decide se matar tomando uma overdose de remédios. Só que seu ato em tirar a própria vida é fracassado, e ela é internada em uma clínica psiquiátrica. Veronika é informada pelo médico que a trata, que terá apenas algumas semanas de vida. Durante sua internação, ela conhece um rapaz chamado Eduard, que sofre de esquizofrenia. Os dois se apaixonam e decidem fugir. Paulo escreveu esse livro, baseado em uma experiência que teve na época de adolescência.

 

eu estive aqui

 

Nosso segundo livro é Eu estive aqui, da escritora Gayle Forman. Nesse livro, Gayle conta a história de Cody, uma adolescente de 19 anos que acabou de perder sua melhor amiga (Meg), que comete suicídio em um quarto de hotel, logo depois de ter ido para a faculdade. Tudo foi planejado nos mínimos detalhes.  Cody não consegue entender o porque dá amiga fazer isso, e também porque ela nunca contou nada a respeito das coisas que estava passando, já que eram amigas inseparáveis. Cody achava que a amiga tinha uma vida “perfeita”, mas descobri que as coisas não eram bem assim. Os segredos de Meg são revelados, depois que os pais dela pedem para que Cody vá até Tacoma buscar as coisas da filha. A autora busca nessa obra dois temas bem relevantes: o suicídio e a depressão.

 

13

E agora o nosso terceiro livro. O “queridinho” do momento. Os 13 porquês, do Jay Asher. Baseado nesse livro, a Netflix criou a série, 13 Reasons Why, a “febre” do momento.

Após voltar da escola, Clay Jesen recebe um pacote contendo algumas fitas cassetes, onde Hannah Baker, uma colega de classe, conta seus 13 motivos que a levaram a cometer suicídio a alguns dias atrás.  E Clay está entre esses motivos. Muitos segredos são revelados nessas fitas. A história é bem envolvente, e te garanto que ao pegar parar ler, vocês não vão querer largar.

 

Durante esses últimos dias, o assunto em todas as redes sociais é praticamente esse. Suicídio é um tema muito delicado, devendo ser pesquisado e questionado seriamente antes de dizer ou escrever qualquer coisa a respeito. No Wattpad mesmo, existem alguns escritores que escrevem sobre, e estão aparecendo outros que estão se arriscando nesse tema.  Existe músicas também baseadas nele (a música que mencionei um trecho assim que comecei a matéria, se vocês pararem para ouvir a letra, vai ver que dê um certo ponto, lembra um pouco).

Mas infelizmente mesmo dizendo que suicídio é coisa séria, alguns ainda levam na brincadeira. Tanto é que surgiu um “joguinho”, que está muito famoso no mundo todo, conhecido como Blue Whale (Baleia Azul), onde os participantes são induzidos a cometer o suicídio através de um desafio, onde eles tem que cumprir 50 tarefas, e o objetivo final é tirar a própria vida. Mas não estamos aqui para falar sobre esse joguinho macabro. O meu objetivo é falar sobre livros.

Espero que vocês tenham gostado, e na próxima semana, irei falar um pouquinho sobre o #setembroamarelo, e dar a dica de mais três livros.

Vou deixar dois links aqui, um da música e outro para quem precisa de ajuda.

Me despeço de vocês com uma frase do Augusto Cury. Até mais!

 

“O suicida na verdade não quer se matar mas quer matar a sua dor.”

https://www.youtube.com/watch?v=Ac5EmjzQ4V8

 

http://www.cvv.org.br/

 

Lisa Hallowey

2 Replies to “Suicídio- Meu grito de socorro parte 1”

  1. Flavia Grando disse:

    Parabéns pela matéria. Os livros indicados são ótimos. Todos sobre a condição humana; suas inquietações, angustias e insatisfações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *