Silêncio Biblioteca!

Sou do tempo em que biblioteca era local de silêncio e pesquisa. No meu ensino fundamental não existia computador e muito menos internet, os trabalhos escolares eram manuscritos. Na maioria das casas haviam enciclopédias de pesquisa que englobavam todos os assuntos.  Era considerada rica a pessoa que tinha a Enciclopédia Barsa em casa, na época meu sonho de consumo!

Mas vamos parar de falar do passado. Hoje eu venho falar das novas Bibliotecas e de seus movimentos literários que as tornam um local agradável, dinâmico, de bate-papo e, por que não, divertido para crianças, onde silêncio em muitos momentos é coisa do passado.

Em julho recebi um convite lindo dos bibliotecários da Biblioteca Cial Brito, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, para realizar a abertura da Colônia de Férias. Aceitei imediatamente o convite.

Os responsáveis realizaram inscrição antecipada na biblioteca, público alvo crianças de 6 a 10 anos, com limite de 20 crianças por horário (manhã e tarde). A Colônia de Férias teve duração de três dias (24, 26 e 28 de julho) com  atividades lúdicas e de incentivo a leitura.

Foram convidados também músicos e contadores de histórias Iguaçuanos. Os funcionários da biblioteca organizaram todo o evento, realizando oficinas de material reciclado (porta retratos e quadros com técnicas de mosaico), pinturas, teatro de fantoches, contação de histórias e dinâmicas de relaxamento.

No dia marcado iniciei um bate-papo com as crianças falando sobre os livros, a importância da leitura e como escolher um bom livro. No segundo momento realizei contação de histórias e narração de livros de acordo com a faixa etária e finalizei com tarde de autógrafos do meu livro infantil: Quem eu sou?

Experiência fantástica, amei cada momento de interatividade, olhos nos olhos, histórias e o carinho das crianças durante e no final do evento.

No final de cada dia os participantes ganharam livros e automaticamente estavam inscritos no clube do livro, onde serão desenvolvidas atividades mensais de incentivo a leitura.

A Biblioteca Cial Brito não para, realiza saraus mensais, bate-papo literário, lançamento de livros, biblioteca itinerante, cursos e muito mais.  Ela está sempre de portas abertas para a comunidade e todos que desejarem realizar eventos literários.

Agradecimentos aos bibliotecários lindos, competentes e amigos que fazem a diferença: Roberta Gomes Miranda, Malena Xavier e Lorran Pedersane  pelo convite e apoio

A Biblioteca Biblioteca Cial Brito fica em um prédio lindo e histórico no coração de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Rua: Getúlio Vargas – 51 – Centro. Tel: 3779.0999 – Vale a pena visitar e se deliciar com a diversidade de títulos disponíveis ao seu alcance.

E em sua cidade, existem atividades de incentivo a leitura para as crianças nas bibliotecas? Comenta aqui e vamos espalhar boas ideias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *