Profissionais do livro e sua importância para uma boa literatura

Em um post anterior falei sobre a diferença de leitores beta, críticos literários, revisores e revisores copidesque, hoje, além de ressaltar o valor destes profissionais (o beta não seria um profissional, mas sim alguém ligado ao meio literário) venho trazer uma reflexão sobre todos os outros trabalhos voltados para este meio da literatura.
Com o crescimento de plataformas como o Wattpad e a própria Amazon que crescem progressivamente, cada vez mais autores investem na auto-publicação, mas temos que ter em conta que quantidade não significa qualidade. Oras, será que basta escrever um livro, fazer uma capa no photoshop ou no mesmo no paint com uma imagem qualquer e publicar? Não mesmo. Há muito mais envolvido para que seu livro seja alvo de boas críticas, ganhe mais leitores e, é claro, seja vendido. Antes de mais nada, bateremos novamente na tecla da revisão, talvez por ser uma das minhas profissões a revisão seja algo que me chame a atenção logo nas primeiras páginas de qualquer livro. É necessário procurar um profissional da área que possa corrigir o seu texto e te ajudar a manter a coerência e coesão da sua obra. O mais correto, inclusive, é ter pelo menos dois revisores profissionais para corrigir o seu livro, pois sempre há a chance do primeiro deixar algo passar, não necessariamente ele é um mau profissional, mas dependendo da quantidade de coisas para corrigir, algo pode ter ficado de fora. Todos os grandes livros que são sucesso de vendas passaram pelo menos por três revisões. A seguir é necessário um diagramador, o que você poderia fazer por si próprio fazendo um curso, mas sugiro a ajuda de um profissional, ainda mais nos primeiros textos, pois ele conhece as melhores fontes e detalhes gráficos para o miolo do seu livro ficar mais atraente. Continuando na parte gráfica, temos o capista e esse é de suma importância, já que a capa é o primeiro contato do leitor com o livro e ela que vai chamar atenção ou não para sua obra no meio de tantas outras que existem por aí. A capa tem que ter uma imagem com direitos autorais concedidos para você, seja ela uma foto de um fotógrafo livre de direitos e manipulada ou uma ilustração feita do zero.
Ótimo, seu livro está revisado, diagramado e com uma capa linda, está pronto, certo? Sim e não. Ele já pode ser publicado, depois que você registrá-lo para se prevenir quanto ao plágio, obviamente, mas tem outras pessoas que também podem te ajudar: os influenciadores digitais, sejam eles blogueiros, youtubers, páginas de literatura como a própria Litere-se etc. Não queira se prender ao passado, achando que tudo vai se resolver sozinho, é necessário divulgar seu livro e para isso essas pessoas são perfeitas. Não deixe de procurar fazer parcerias, entrevistas, participar de eventos de literatura, enviar seu texto para revistas… Enfim, mostre que você existe!
Escrever um livro vai muito além de simplesmente ter uma ideia e passar para o papel ou para uma tela, mas se este é o seu sonho, não deixe de ir atrás dele. Qualquer caminho tem seus obstáculos e somente aqueles que os superam que se tornam vencedores.

2 thoughts on “Profissionais do livro e sua importância para uma boa literatura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *