> Colunistas  > Glaucieni Reis  > O Poder da Leitura

O Poder da Leitura

Por, Glaucieni Reis

Olá, Caros Leitores!

 

Ler é sem sombra de dúvidas uma forma bastante rica e prazerosa de brincar.  Os livros, desde os mais simples, aos mais sofisticados trazem uma bagagem muito grande de informações à criança, em forma de figuras, cores, texturas, sons, letras, números, personagens divertidos, cheiros, enfim, todo tipo de inspiração necessária ao bom desenvolvimento intelectual da criança. Além disso, cada vez mais eles trazem riquíssimas ilustrações que também estimulam a criatividade da criança que começa a descobrir os encantos e surpresas que o livro carrega em seu interior.

Vou dizer-lhes algo que pode parecer traquinas, para você que é mãe, ou um dia será.

Desde os primeiros meses de vida de um bebê é importante colocar livros bem coloridos de tecido, de emborrachado, de peças em 3d no meio dos seus brinquedos, para que comece a se familiarizar com eles. No primeiro contato o pequenino apreciará a multiplicidade de cores, relevos, personagens que se soltam e encaixam de maneira a despertar o cognitivo desse pequenino curioso e cheio de vontade de apropriar-se deste universo tão divertido.

Se você olhar para os olhos de uma criança quando está contanto histórias, vai perceber que eles são ora de admiração, ora de medo e excitação, risos e alegria.  Isso acontece porque eles estão também aprendendo realidades internas emocionais. Em uma história bem contada de monstros, de contos de fadas ou de heróis, por exemplo, as crianças estão aprendendo a olhar para a própria realidade e a conhecer um pouco mais de si mesmas. Nesses contos trabalham-se sentimento de amizade, solidariedade, afetividade, tristeza, paciência e confrontos interiores que vão sendo exteriorizados.

Uma experiência interessante que gosto de passar para os contadores de história iniciantes é o de que criar um clima antes de começar a leitura. Prepare um espaço para a história, vale um cantinho especial no quarto, a luz mais baixa, almofadas coloridas ou travesseiros espalhados pelo chão, e se possível caracterizar-se, o que torna a narrativa bem mais atrativa e garbosa.

Ouvir um “ bom causo” é algo que sempre despertou o interesse de jovens e adultos pelo mundo afora. E, no caso dos pequenos cuja imaginação é mais latente, o ouvir histórias fará com que aprecie ainda mais, já que sua capacidade de imaginar, de criar e fantasiar é mais intensa e sugestiva.  Isso fará com que se torne um ótimo contador de histórias no futuro! Ou, quem sabe um (a) escritor (a) tendo seus livros aclamados- como Best-sellers!

Meus Queridos,

Desenvolver o interesse e o hábito pela leitura é um processo constante, que começa muito cedo, em casa, aprimora-se na escola e continua pela vida inteira. Deixo para todos que conseguiram chegar até o final deste artigo sem cochilar ou bocejar, descrevo algumas sugestões de livros para os pequeninos leitores ou que ainda estão sendo inseridos neste mundo mágico e cheio de encantamento.

 

  • O PATINHO FEIO. De: Dan Kerleroux. Editora: Companhia das Letrinhas. Com detalhes feitos de materiais de diferentes texturas, as crianças poderão tocar os ovos da mãe pata, a pena do chapéu do caçador, a plumagem macia do cisne… E, no final do volume, uma dobradura revela o belo animal em que o patinho se transformou.
  • O LIVRINHO DE BANHO FLUTUANTE: PIRATAS. Autor: Gradreams. Editora: Todo livro. Uma divertida coleção para acompanhar o banho do bebê com figuras alegres que ajudam a desenvolver o seu vocabulário e a conhecer o mundo em que vivemos. Apenas encha de ar a boia/argola. Encaixe o livro em pé na abertura e observe-o flutuar! Diversão fantástica na banheira ou na piscina! Auxiliar estímulo sensorial e verbal. Um livro de banho super diferenciado dos demais.
  • Livro sonoro: O LEÃOZINHO. Editora: Ciranda Cultural.

O Leãozinho está brincando com seus amigos na selva. Pressione o focinho de cada um deles e participe da diversão. Livro colorido, com muita sonoridade para atiçar a curiosidade e prender a atenção da criança.

Até Breve, Caros Leitores!

Glaucieni Reis

No Comments

Leave a reply