A importância dos livros para as crianças

Já passou o dia das crianças, o Natal se aproxima, nada melhor do que fazer uma homenagem aos pequenos com coisas que eles vão adorar! Um brinquedo novo, um carrinho de controle ou uma bicicleta… alguns pais vão mais além e dão bichinhos! Um cachorrinho ou coelho podem realmente fazer a alegria da molecada!

Mas, são raros e talvez os mais felizes, os pais que dão livros aos filhos de presente. Seja de aniversário, natal ou dia das crianças, livros de histórias, de colorir e até gibis também são ótimos presentes e muito mais eficazes em entreter do que muitos brinquedos ou videogames. Por quê?

Um livro pode exercitar a mente das crianças tanto ou mais do que a mente dos adultos. É na infância que os hábitos começam a ser adquiridos, tanto os bons quanto os maus e incentivar os bons costumes que podem melhorar a vida das crianças no futuro é fundamental!

Todos começam pequeno, um livro com pequenas frases e figuras lido para uma criança pode fazê-la imaginar uma infinidade de cores, sons e sensações, de forma que seu filho vai querer conhecer cada vez mais do mundo das palavras. Assim como a leitura tem o poder de nos fazer pensar e viajar, expandir horizontes, ela pode ensinar grandes valores aos pequenos. Eu por exemplo: aprendi com Harry Potter o valor da amizade, da confiança e do amor. Aprendi que mesmo que tudo pareça perdido, pode haver esperança!

Crianças que leem se tornam adultos melhores, com mais alegria e imaginação, tem melhores noções de humanidade e sabem se por no lugar dos outros, pois isso é um exercício comum para quem tem o hábito de viver mais de mil vidas através de páginas e páginas de todos os tipos de livros.

Então, incentive bons hábitos, não precisa deixar de jogar um vídeo game ou assistir a um desenho, mas tirar uma horinha para ler, pode mudar o mundo do seu pequeno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *