Histórias para não dormir

Nada melhor para terminar um dia agitado do que uma história na hora de dormir. E que tal se essa história for uma daquelas que não te deixa pregar os olhos de noite, com medo de levantar pra buscar um copo de água na cozinha e que faça com que sua mente decodifique qualquer barulho como uma ameaça em potencial?

Histórias Para não Dormir (Parramón Ediciones, 2010, traduzido para o português pela Editora Arx) reúne 7 contos de escritores mestres na arte de assustar. As histórias por si só são arrepiantes. Agora imagine esses contos recheados de imagens com significativos jogos de luz e sombra, construções decrépitas e seres bizarros. A obra é de Pedro Rodriguez, que ilustrou e adaptou os textos dos contos para a linguagem dos quadrinhos. A tradução foi feita com maestria por Ana Luisa Martins.

Particularmente sempre gostei das versões em quadrinhos dos grandes clássicos do terror/horror. As finadas revistas Spektro, Kripta, Calafrio e tantas outras de vez em quando traziam em suas páginas essas pepitas de ouro. Poe, Lovecraft, King…  Esses e muitos outros eram bem representados nos quadrinhos.

Um pequeno parêntese. As histórias em quadrinhos já foram muito marginalizadas, consideradas como lixo cultural e perda de tempo para a juventude. Mas hoje é difícil negar que elas podem contribuir muito para a inserção dos jovens no prazer pela leitura.

Bom, caso alguém queira conferir essa pérola de capa dura, não vou dar spoilers. Nada de revelações sobre o enredo na coluna de hoje, nem contar quem morre no final, nem quem casa, nem quem vira lobisomem. Hoje vou me contentar em dar apenas teasers

Vamos lá!

A Mão – Guy de Maupassant

Um juiz conhece o novo morador da cidade: um caçador inglês que mantém uma mão decepada em sua coleção de troféus.

 

O Pacto de Sir DominickSheridan Le Fannu

Um homem faz um pacto com o diabo. Nem vou falar mais nada… Isso nunca acaba bem…

 

A Casa do PesadeloE. Lucas White

Um dos meus preferidos. O automóvel de um viajante quebra no meio do nada. Apesar de escapar ileso, ele precisa encontrar um lugar para passar a noite. É aí que entra a casa do título, que esconde uma história bem assustadora.

 

O VampiroJ. William Polidori

Um jovem, ao realizar sua tão  sonhada viagem pelo mundo, acaba conhecendo forças sobrenaturais que afetam sua vida de maneira trágica.

 

A Casa B… Em Candem HillCatherine Crowe

Outro que eu gosto muito. Um casal está perdendo inquilinos por causa de uma assombração em um dos quartos. Eles pedem ajuda a um marinheiro durão para resolver o problema.

 

O Ladrão de CadáveresRobert Louis Stevenson

Outro dos meus favoritos. Um jovem estudante de medicina abastece o laboratório de anatomia de sua faculdade roubando cadáveres.

 

O Gato PretoEdgar Allan Poe

Um homem, um gato preto, dois crimes. Rodriguez caprichou deixando esse clássico para o final.

 

Corra para encontrar esse livro, tranque-se em seu quarto, desligue o celular e perca o sono. Mesmo que você já conheça as histórias originais, a transposição para outras mídias sempre traz surpresas interessantes.

Pra quem gosta de histórias assustadoras, vale muito a pena.

IMG_20170804_143134510

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *