Como divulgar sem ser chato

Há duas semanas eu escrevi um artigo sobre gafes literárias e uma delas era sobre divulgações que mais incomodam do que atraem leitores. No dia de ontem, inclusive, recebi dessas mensagens do estilo: “olá, me chamo fulano de tal, não nos conhecemos, mas compre meu livro, por favor!”. Gente, não façam isso! Então, me perguntaram: “ok, Bia, sabemos o que não é para fazer, mas e como divulgar corretamente? Como fazemos para divulgar sem sermos incômodos?” Portanto, a coluna de hoje é sobre isso!
Não quero aqui me denominar detentora da verdade, o que eu posso achar irritante e ilógico pode ser legal para outros e o que eu acho interessante pode ser chato para outras pessoas, entretanto venho falar do que eu vejo dar certo. Quando a gente não é famoso (e até mesmo quando alguém é) o jeito mais fácil de alcançar o outro é por intermédio de terceiros, por isso indique a amigos, familiares e colegas o seu livro, sempre, é óbvio, tendo noção. Eu consegui um grupo legal de leitores dessa forma. Outra coisa muito importante é aproveitar uma das maiores conexões que temos entre pessoas do mundo inteiro: as redes sociais. Aposte em divulgações em grupos, na criação de uma página para o seu livro, hashtags e tudo mais. “Ah, mas eu faço isso e ninguém me nota!” Você joga só o link e acha que o mundo vai conspirar ao seu favor? Gente, cada vez mais as pessoas escrevem, e isso é ótimo, mas também é mais difícil fazer com que nos sobressaiamos nessa multidão. É preciso ser criativo, comentar nos posts dos colegas, criar parcerias com blogs, fazer resenhas do livro, participar de entrevistas… às vezes nem a própria família sabe que a pessoa é escritora! Vai que entre o seu círculo de amigos não exista o seu fã número 1? É preciso ser criativo, ter imaginação e isso é algo que nós escritores devemos ter bastante!
Não tem jeito, é preciso trabalhar, as coisas não vão cair do céu.
Algumas pessoas “terceirizam” a divulgação, existem grupos que trabalham justamente com isso, criando artes, compartilhando etc.
Por último, mas não menos importante, crie um círculo de amigos escritores/leitores e apoie e seja apoiado por eles. Vocês compartilharão, indicarão e lerão uns aos outros, além da possibilidade de parcerias e eventos conjuntos. Vocês não tem ideia de como isso é maravilhoso! Não apenas ajuda a divulgar como rende amizades incríveis!
Bom, por hoje é só! Espero que algo que eu tenha dito hoje seja útil pra vocês e espero todos na Multi essa semana!

One thought on “Como divulgar sem ser chato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *