Começar de Novo…

by:

Em destaque!Glaucieni Reis

Atualmente quando se fala em início das aulas, os pais se sentem preocupados, cheios de expectativas e temerosos em relação ao que os seus filhos irão aprender com a nova “tia”. Será que existirá ternura, dedicação, firmeza e zelo por parte dessas mestras? Tive (e tenho) imenso respeito, admiração e carinho por uma mestra (Profª Cleuza Santos), 3ª e 4ª séries do antigo primário, foram os 2 anos mais significativos da minha vida.

A lembrança desta mestra querida se faz presente até hoje, consigo até hoje sentir suas mãos macias quando acariciava meus cabelos, o sorriso espontâneo e alegre durante as aulas, sua firmeza e seu olhar mostravam que aquele momento não era o adequado para  conversas ou traquinagens.

A relação que mestres e alunos constroem ultrapassam as barreiras de avaliação, autoridade e informação. Acredito que seja uma das referências sobre respeito que as crianças se deparam. Se os pais me perguntassem como deveriam escolher os melhores mestres para seus filhos, eu responderia: Com Parcimônia – Professor é um ser humano como qualquer outro, o professor também tem filhos e se dedica o dia inteiro aos nossos. Também tem lá seus dias de altos e baixos, mas se mantém firmes e calmos em sala de aula, e é por amor ao sacerdócio de educar que se sujeitam muitas vezes a pais estressados que não dão conta que o professor precisa de muito equilíbrio para gerir uma turma de crianças com variadas demandas que estão entrando no mundo da alfabetização, do conhecimento, da ciência e cultura.

O educador atende não só o grupo, mas cada criança individualmente e é elemento essencial na construção do caráter, da moral e intelecto nas séries iniciais. O mestre tem de ser também, muito dinâmico, criativo, para ajudar a transformar a curiosidade das crianças em projetos de trabalhos interessantes e ser eficazes por meio de estratégias de ensinos que estimulem a reflexão, a imaginação e saiba estimular individualmente cada criança conforme suas aptidões, expressões, linguagens e vivencias que trazem na “bagagem” do seu dia a dia.

Como Coordenadora da Educação Infantil ao Ensino Fundamental 1ª fase, sinto que precisamos apoiar e confiar no desempenho dos mestres em sala de aula e mostrar ao seus filhos  a importância dessa figura na vida deles em vários aspectos. Despertar neles um olhar carinhoso, confiante e afetivo sobre essa pessoa que trás em si uma fonte de informações preciosas para a vida acadêmica de cada um deles.

Queridos Pais, sou educadora há 23 anos, amo o que faço e em todas as reuniões em que tenho a oportunidade de ter minha equipe ao meu lado, faço questão de dizer a quão privilegiada eu sou, tendo um rol de mestras com personalidades marcantes e qualidades extraordinárias.

Tomo a liberdade de pedir algo a vocês pais que estão lendo esta coluna. Resgatando o baú da memória, deixem registrado para mim, quais mestres marcaram e que legado deixaram de positivo em sua vida quanto aluno e, se suas emoções permitirem, o que vocês gostariam de deletar para sempre  de sua memória algo que até hoje, os incomoda ou os magoa profundamente ao lembrarem-se de um determinado mestre.

E, agora, lanço um desafio aos mestres: Se você gosta do que faz, lembre-se, de que uma pessoa que desperta interesse, curiosidade, paixão, deslumbramento, admiração e produz evoluções comportamentais e intelectuais positivas e duradouras na vida de um indivíduo – ahhh! … quanta alegria!  Você é um Educador!

“A única arma para melhorar o planeta é a Educação com ética. Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da pele, por sua origem, ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.” – Nelson Mandela

Até Breve, Caros Leitores!

Por: Glaucieni Reis

 

 

 

One Reply to “Começar de Novo…”

  1. Elis disse:

    Que lindas palavras. Acredito que ser professor é ser um imortal na lembrança dos alunos.
    E com tanta responsabilidade, deve ter muito zelo e marcar positivamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *