As vantagens de ser invisível

622461_275017105932607_617661558_o

I, I will be king
And you, you will be queen
Though nothing, will drive them away
We can beat them, just for one day
We can be heroes, just for one day…

As vantagens de ser invisível foi inspirado no livro de mesmo nome, publicado em 1999. A produção cinematográfica foi lançada em 19 de outubro de 2012 (Brasil), a direção ficou por conta do autor da obra, Stephen Chbosky. Estrelando, Emma Watson, Logan Lerman, Ezra Miller, Nina Dobrev, Johnny Simmons e Paul Rudd.

O filme foi considerado como o mais novo clássico sobre a adolescência. Embora tenha alguns dos clichês do gênero, mostra um olhar diferenciado, pois consegue abordar temas como, homossexualidade, drogas, depressão, suicídio, sem ser superficial e agressivo.

Bem, é como eu disse, o filme não conseguiu escapar de alguns clichês, no entanto, não deve ser ignorado. Com certeza, em algum momento da trama você vai se identificar com algum ou alguns dos personagens, a catarse é imediata. Sendo assim, vamos conhecer um pouco sobre a história, para aqueles que nunca ouviram falar, cuidado com os spoilers.

 Caro amigo,

Estou escrevendo porque ela disse que você ouve e entende. E não dormiu com aquela pessoa da festa ainda que tivesse podido. Não tente adivinhar quem eu sou. Não quero que faça isso. Só preciso saber que gente como você existe. Se você me encontrasse, não imaginaria que eu era o garoto esquisito que estava internado. E não deixaria você nervoso. Espero que me faça bem pensar assim. Não falei com ninguém que não fosse da minha família o verão todo. Mas amanhã é o primeiro dia no colégio e eu preciso mudar as coisas. Então, eu tenho um plano. Assim que pisar na escola vou visualizar como será até o último dia do curso. Infelizmente, eu contei e isso dá 1385 dias a partir de agora.

O filme conta a história de um adolescente de 15 anos chamado Charlie e suas experiências no primeiro ano da escola. O jovem é introvertido e sofre de depressão, devido a dois acontecimentos muito marcantes em sua vida: a morte de sua tia Helen, ainda na sua infância e o suicídio de seu melhor amigo no ano anterior.

Logo em seu primeiro dia de aula, Charlie sofre algumas das mais tristes consequências do colégio, o bullying e o desprezo de não ser aceito por um grupo. No entanto, nem tudo são espinhos. Durante sua aula de marcenaria ele conhece o veterano Patrick, ou Nada (depois de ter assistido, vai entender), que chamou a sua atenção por agir de modo diferente dos demais veteranos, Patrick era acolhedor. E, Bill, professor de literatura, que acaba sendo seu único amigo no primeiro dia.

“Dizem que se faz um amigo no 1° dia de aula, fica tudo bem.”

No decorrer do primeiro jogo de futebol da temporada escolar, Charlie conversa com Patrick. E, ainda conhece sua meia-irmã Sam. Os veteranos o acolhem e o transportam ao seu mundinho rodeado de rock e festas.

Entretanto, os irmãos escondem suas próprias tristezas. Sam, embora pareça de bem com a vida, guarda uma passado de relações tortuosas e abusos sexuais. E, Patrick, mesmo com o seu jeito alegre e extrovertido, é vítima da violência causada pela homofobia.

Charlie – Por que pessoas boas, sempre escolhem as pessoas erradas para namorar?

Bill – Nós aceitamos o amor que achamos merecer.

Charlie – E nós podemos mostrar para essas pessoas que elas merecem mais?

Bill – Nós podemos tentar.

Se já não tinha deixado isso explícito, deixarei agora. Convido vocês a embarcaram nessa história, que muitas pessoas conhecem pela sua própria vivência. Apaixone-se pelos personagens, seus dramas e conflitos. Emocione-se com o belo desfecho e dance com as músicas.

20413255

Bem, e se mesmo depois de tudo o que eu disse você ainda está em dúvida sobre assistir o filme, leia esta lista com nome de algumas músicas tocadas no longa.

1°  Heroes – David Bowie.

2° Asleep – The Smiths.

3° Temptation – New Order.

4° Low – Cracker.

5° Come On Eileen – Dexy Midnight Runners.

6° Pearly-Dewdrops’ Drops – Cocteau Twins.

 

Dear friend

I’ve been trying to start over again
But it feels like I’m falling
And I can’t remember why
But I know, I’ll get by
Cause in this moment we are alive
Dear Friend…

sobre-as-vantagens-de-ser-invisivel-e-a-dor-que-sufocamos.html

PS.: Espero que tenha ouvido as músicas, tanto Heroes quanto Infinite foram importantes para a história do filme, e se chegou até aqui, obrigada.

Espero que tenham gostado da minha estreia na área de cinema, até a próxima cinéfilos!                                                                                                                                                              300738_393144960752673_1133167887_n

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *