> Em destaque!  > A Parceria que Sempre Dará Certo! Família + Escola – Parte 1

A Parceria que Sempre Dará Certo! Família + Escola – Parte 1

Olá, Queridos Leitores!

Creio que o texto de hoje seja um facilitador para a educação de nossas crianças tanto no âmbito escolar quanto familiar. Desejo que a Escola+ Família possam unir-se cada vez mais na construção de alunos felizes, realizados e respeitados como partícipes de uma nova sociedade em que eles serão a garantia de sistemas promissores, dignos e honestos.

Nunca na escola se discutiu tanto, quanto hoje, assuntos como falta de limites, desrespeito na sala de aula e desmotivação dos alunos. Nunca se observou tantos professores cansados, estressados e, muitas vezes, doentes física e psicologicamente. Nunca os sentimentos de impotência e frustração estiveram tão marcantemente e presentes na vida escolar.

A questão que se impõem é: até quando a escola sozinha conseguirá levar adiante essa tarefa? Ou melhor, até quando a escola vai continuar assumindo isoladamente a responsabilidade de educar? Nesse sentido, é importante que pais, professores, filhos/alunos dividam experiências, compreendam e trabalhem as questões envolvidas no seu dia a dia sem cair no julgamento”culpado x inocente”, mas procurando compreender cada situação, uma vez que tudo o que se relaciona aos educandos/filhos tem a ver, de algum modo, com os pais e vice-versa, bem como tudo que se relaciona aos alunos tem a ver, sob algum ângulo, com a escola e vice versa.

A escola e a família, cada qual com seus valores e objetivos específicos na educação de uma criança/adolescente, constituem uma estrutura intrínseca, onde quanto mais diferentes são, mais necessitam uma da outra. Desse modo, cabe a toda sociedade, não apenas aos setores relacionados à educação, transformar o cotidiano da escola e da família, através de pequenas ações modificadoras, para que esta (a família) compreenda a importância dos objetivos traçados pela escola, assim como o seu lugar de corresponsável nesse processo (família). A família e a escola formam uma equipe.

É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir. O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade.

A parceria da família com a escola sempre será fundamental para o sucesso de cada indivíduo. Portanto, pais e educadores necessitam serem grandes e fieis companheiros nessa nobre caminhada da formação educacional do ser humano.

A família é o primeiro contexto na qual a criança desenvolve padrões de socialização, deste modo, ela se relaciona com todo o conhecimento adquirido durante sua experiência de vida primária que vai refletir na sua vida escolar. Sendo assim, o sucesso da tarefa da escola depende da colaboração familiar ativa e colaborativa.

“ Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desvirá dele.” – A Bíblia Sagrada- Provérbios capítulo 22, verso 6.

Até o próximo artigo!

Com Carinho,

Glaucieni Reis

 

No Comments

Leave a reply