A culpa é do arenque defumado!

by:

Alexandre D'AssumpçãoEm destaque!

 

Oi, eu não sou o Goku! Sou Alexandre D’Assumpção, professor, redator e roteirista. Me chamaram para dar aulas para vocês, mas vou tentar evitar aquele esquema chato de professor que sabe tudo, afinal, sou tão nerd do meio quanto qualquer um de vocês.

Não sei se vocês têm idade para ter assistido O Pequeno Scooby- Doo, mas se você foi criança nos anos 80 e 90, certamente já disse: “A culpa é do Ruivo Herring”! O ruivo encrenqueiro era incriminado em todos os episódios e se ele fosse inteligente, teria enriquecido após processar o Jovem Fred por calunia e difamação. Ele sempre aparecia em situações que provavam sua inocência, mas a obsessão do Fred sempre desviava a investigação até a Velma dizer: “Gente” e guiar a turma para o verdadeiro vilão do episódio!

O espectador médio não é obrigado a saber, mas você é e eu vou contar.  A acusação (presente em todos os episódios), era uma piada com uma ferramenta de roteiro pouco conhecida, o Red Herring cuja função é desviar seu leitor ou espectador criando pistas falsas que o farão crer em algo que será desmentido no final do segundo ato da história.  Um bom exemplo era o tempo gasto pelo líder da Mistério S.A. tentando provar que seu despiste era crível até que suas especulações e teorias serem desmistificadas pelo agente que devolvia a narrativa ao curso. Num episódio de 24 minutos ou menos com seis blocos de quatro (formato americano), esse despiste levaria um minuto entre o quarto ou quinto bloco, pouco antes do clímax e da conclusão inevitável da trama que estava sendo desenvolvida. Nos livros ou filmes pode durar até um pouco mais, mas a função ferramenta é preparar a história para o ponto de virada final do segundo ato.

Mas qual a origem do nome e qual o motivo da culpa ser do arenque e não do ruivo?  Os caçadores costumavam treinar seus cães de caça deixando trilhas de arenque defumado para que o cheiro forte do peixe despistasse seu faro. Só os cães que conseguissem burlar essa técnica e encontrar a caça seriam usados para a função. Defumado, o arenque fica com um tom avermelhado.

Apesar desta piada e da caracterização diferente, essa série utilizou a mesma estrutura narrativa criada em 1969 com Scooby-Doo Cadê você. Um exemplo é a série atual, Que Legal, Scooby-Doo, série de comédia lançada em 2015 que adaptou a caracterização dos personagens para a sua estrutura.

Bem, esta é a nossa primeira aula. Espero que vocês tenham gostado O resto vamos acertando. Nos vemos em breve.

One Reply to “A culpa é do arenque defumado!”

  1. Cassandra disse:

    Ola, eu não conheço as versões mais atuais do Scooby Doo mas certamente me diverti muito com as mais antigas! Gostaria apenas de parabeniza-lo pela escolha da temática que me remete ao frescor da infância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *